A Holding Patrimonial Familiar é uma empresa patrimonial constituída com a finalidade específica de administrar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de um mesmo núcleo familiar, ou seja, ao invés das pessoas possuírem bens em seus nomes, passam a possuí-los através de uma pessoa jurídica, que neste caso seria a Holding Patrimonial.
Uma das muitas vantagens é a facilitação da administração dos bens e a sucessão hereditária, garantindo a manutenção da empresa em nome de herdeiros, sem mencionar que a sociedade pode ter maiores benefícios fiscais e proteção patrimonial.
Nela, todos os bens e participações societárias de uma pessoa física passam para a propriedade da Holding, assim evitando que sejam atingidos diretamente por eventuais processos judiciais ou credores.
Uma outra vantagem, é que com a criação da Holding Patrimonial, diminui-se a incidência de impostos sobre o aluguel, que de 27.5% cai para 11.33% e elimina impostos sobre ganho de capital imobiliário.
Também elimina ITCMD ou imposto sobre a herança e elimina impostos sobre retiradas da empresa e impede inventário.
Como podemos ver, esse é o grande segredo dos milionários, políticos, celebridades, atletas, esportistas e famosos, pois com a criação de uma holding patrimonial é possível economizar dinheiro, proteger o patrimônio e blindar os bens.