O que é planejamento sucessório e patrimonial? O planejamento sucessório é o processo de definir a sucessão do seu patrimônio após a sua ausência. Por meio deste processo, é realizado um levantamento dos bens e é determinada a execução da transferência dos mesmos para os herdeiros.
Planejamento patrimonial e sucessório é a chave para preservar o patrimônio familiar e garantir o bem-estar das gerações futuras, devendo sempre ser executado com base nos valores familiares e no perfil dos negócios, ele previne litígios e fortalece a governança familiar, com a criação de uma holding familiar.
Uma holding familiar nada mais é do que uma empresa constituída com o objetivo de administrar o patrimônio de um conjunto de pessoas que, neste cenário, é uma família. Essa holding não tem o objetivo de executar uma atividade comercial específica, mas sim de gerenciar, manter e desenvolver estes bens.
Os bens que constituem a holding podem ter naturezas diversas, incluindo imóveis, valores mobiliários, contas e, até mesmo, cotas ou a integridade de outras empresas.
Nesta configuração, as pessoas não são proprietárias diretas dos bens que constituem o patrimônio da holding. Elas são proprietárias de partes da holding que, por sua vez, é a proprietária do patrimônio.
Assim, podem usufruir dos bens e seus lucros de acordo com as regras estabelecidas, mas com a segurança de uma camada legal adicional, que facilita não apenas a administração, mas processos de transmissão e negociações que, de outra forma, precisariam envolver autorizações ou procedimentos individuais de cada um dos membros da família.
Entre as vantagens estão a redução tributária e um planejamento sucessório mais eficiente e simplificado.