Tire suas duvidas
Acessar Painel


11/04/2019
Evitar o número de falências, pedidos de recuperação e mortalidade empresarial
Nas quase quatro décadas de atuação e estudo das empresas chego à conclusão do que poderia ser feito para evitarmos ou ao menos diminuirmos o número de falências, pedidos de recuperações e enfim a mortalidade empresarial.

É sabido que o exercício de diversas atividades econômicas exige o atendimento de vários critérios legais.

Assim, o engenheiro pode exercer sua profissão desde que adquiria o grau de bacharel em faculdade reconhecida pelo Estado.

Da mesma forma, o corretor de imóveis, que deve frequentar curso específico e passar nas provas das respectivas disciplinas.

Não é diferente com o médico, o advogado, o cirurgião dentista, ao administrador de empresas etc.

Porém, para se constituir como empresário ou sociedade o que se exige, basicamente, é RG, CPF e comprovante de residência.

Quero dizer com isso que, inobstante a facilidade ajudar a desburocratizar o exercício de atividades, por outro lado contribui para o insucesso de muitas dessas empresas.
E se é assim, um curso que propiciasse conhecimentos mínimos de gestão empresarial certamente ajudaria a manter viáveis as empresas.

Alguns diriam que essa seria mais uma forma de burocratizar e dificultar o início da atividade empresarial.

No entanto, entendo que referido curso não deveria ser exigido como condição para a constituição do negócio e sim que fosse realizado nos primeiros meses após o início das atividades.

Logicamente que o ideal seria a preparação prévia do empreendedor que, somente após o conhecimento dos procedimentos de gestão, de como calcular a necessidade de capital de giro, custos etc, deveria decidir por se iniciar no empreendimento.

Porém isso de fato não ajudaria a aumentar o número de empreendedores, daí porque a exigência pode ser feita posteriormente, mas logo no início para que em caso de desistência não haja prejuízos vultosos.
Fonte: Freepik
Dr. Marcos Pinto Nieto
OAB 166.178/SP


Fique por dentro e receba novidades por e-mail

Contato

Rua Alegre, 470 - Conj. 506 - Cep: 09550-250
Bairro Barcelona - São Caetano do Sul - SP


E-mail: contato@nietoeoliveira.com.br
Telefone: (11) 4229-2090
Celular: (11) 9 4119-4422
Copyright© 2020 - Nieto e Oliveira - Todos os Direitos Reservados
Agência WebSide