A decisão do STF sobre a inconstitucionalidade da idade mínima na aposentadoria especial representa um marco para a proteção dos trabalhadores expostos a agentes nocivos.
O Supremo Tribunal Federal firmou importante entendimento ao declarar a inconstitucionalidade da exigência de idade mínima para a concessão da aposentadoria especial prevista na Emenda Constitucional nº 103/2019. A decisão representa um marco relevante para a proteção dos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física.
A aposentadoria especial possui natureza protetiva. Sua finalidade sempre foi permitir o afastamento precoce do trabalhador submetido a condições prejudiciais, reduzindo os riscos decorrentes da exposição continuada a agentes químicos, físicos e biológicos.
Ao reconhecer a inconstitucionalidade da idade mínima, o STF sinaliza que não é compatível com a Constituição obrigar o segurado a permanecer por mais tempo em ambiente insalubre ou perigoso apenas para atingir determinado requisito etário.
Embora o julgamento já tenha sido concluído, ainda se aguarda a publicação do acórdão, documento que definirá com precisão os fundamentos adotados pela maioria dos ministros e o alcance prático da decisão.
Em especial, será importante verificar se os efeitos se limitam à regra permanente introduzida pela Reforma da Previdência ou se a fundamentação também poderá influenciar a discussão sobre a regra de transição baseada em sistema de pontos.
A decisão tende a produzir reflexos relevantes para profissionais da saúde, trabalhadores da indústria, mineração e outras categorias sujeitas à exposição habitual e permanente a agentes nocivos.
Também poderá ensejar a revisão de casos anteriormente indeferidos exclusivamente pelo não preenchimento da idade mínima, bem como orientar novos requerimentos administrativos e ações judiciais.
Trata-se, sem dúvida, de um dos mais importantes precedentes previdenciários dos últimos anos, cujo real alcance somente será plenamente conhecido após a publicação do acórdão e sua interpretação pelos tribunais.
